quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Uma breve História da Orientação, de Killander ao COPA

Orientação como esporte iniciou em 1912, criado pelo Major e chefe escoteiro sueco Ernst Killander, considerado o fundador da modalidade no mundo. Ele chamou a atenção de todos os jovens que perdiam o interesse pela corrida e pelo atletismo (as principais modalidades daquele momento) e apresentou uma nova forma de correr e raciocinar ao mesmo tempo. Dessa forma foi adicionada a disciplina da leitura por mapas chamadas de cartas e a perceção da Orientação/Navegação terrestre.

No dia 25 Março de 1919 foi realizada a primeira competição oficial de Orientação, conhecida como "Corrida de Estocolmo", cujo diretor e organizador foi Ernst Killander. A prova aconteceu  nos arredores de  Saltsjöbaden, e contou com a presença de 200 corredores e deve o apoio da Federação de Desportos de Estocolmo. A prova teve 12 quilômetros de extensão e apenas 3 prismas (ponto de controle) e foi considerada um verdadeiro sucesso. Após esse evento o esporte não parou de crescer e hoje possui praticantes de diversos países no mundo.

No Brasil a Orientação chegou através dos militares na década de 70, mais precisamente no ano de 1971 sob a responsabilidade do Coronel Tolentino Paz. Ele foi o principal ator na introdução e realização das primeiras competições militares de Orientação no Brasil.
Carta do Conde PB feita pela DL do Exército Brasileiro
Vista como uma modalidade que disciplinava o corpo e a mente, em 1974, o esporte foi incluído como disciplina obrigatória na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC). Também em 1974 foi feito o primeiro mapa de orientação do Brasil,  usado  no III Campeonato de Orientação da Forças Armadas (III CamOrFA). Até meados de 1994, todos os mapas de orientaçao no Brasil foram elaborados pelo Exército Brasileiro, através da Diretoria do Serviço Geográfico (DSG) e das Divisões de Levantamento (DLs) 

O esporte cresceu bastante ainda desorganizado, até que em  11 de Janeiro de 1999, foi fundada a Confederação Brasileira de Orientação(CBO), e eleito como primeiro presidente o Sr. José Otávio Franco Dornelles. A CBO é responsável por administrar o esporte Orientação no Brasil. e assim  veio a popularidade e atividade não mais parou de crescer.

Carta do Café do Vento PB feita pela DL do Exército Brasileiro
Na Paraíba o esporte chegou em meados da década de 70 e foi bastante praticado por militares do 15° BIMtz e pelos demais quartéis de João Pessoa. Na década de 90 foram feitas as duas primeiras cartas/mapas totalmente paraibanas e com as legendas e referências de Orientação baseadas nas regras da IOF (Federação Internacional de Orientação), um mapa no município do Conde e outro próximo a região do Café do Vento no município de Sapé. Muitas provas exclusivamente para militares foram realizadas nessas duas áreas durante anos.

Em 1996 a Equipe Neblina é formada e já em 1997 o atleta Edmilson M Fonseca da Paraíba participa de cinco etapas do Circuito Britânico
Carta do Circuito Britânico de Orientação
Universitário de Orientação, sendo o primeiro paraibano a competir Orientação fora do Brasil.

Em agosto de 1998 o 16° RCMec organizou uma prova em comemoração a Semana do Soldado, o Tenente R2 Saldanha abre pela primeira vez na Paraíba a competição para civis. 16 duplas entre eles, atletas da Neblina, da UNIPE, do GABS e esposas de militares participaram da competição que foi vencida pela dupla da Neblina seguido por duas duplas da UNIPE.

Em 1999 a Neblina realiza no Conde com o apoio do Tenente R2 Saldanha as primeiras provas e cursos de orientação feitas por civis para civis. As provas foram uma preparação para o Desafio Costa do Sol (que foi realizado em novembro de 1999 sendo a primeira corrida de aventura do Nordeste, e usando Orientação como esporte base).
Carta do I CINEBO etapa PE

A partir de 2000 paraibanos civis da Neblina, militares do 16° RCMec e do 15° BIMtz começaram a competir fora do estado no CINEBO (Circuito Nordeste do Brasil de Orientação) com provas em Fortaleza, Natal, Recife, Aracajú e Salvador. 

Em 2001 é criado o COTA (Clube de Orientação Tambaú) formado por militares do 16° RCMec, em abril de 2002 é realizada o primeiro curso de mapeadores do estado através do COTA, do Sgt Willian Júnior e do Coronel Sérgio Brito, o curso foi montado essencialmente para militares porém o professor Rogério Fonsêca e o atleta da Neblina Edmilson Fonseca foram os únicos civis participantes no curso que fez a carta da Mata do Xém-xém no município de Bayeux - PB. No dia 13 de abril de 2002 com esta mesma carta foi realizada a primeira prova estilo Fazenda (sem ordem de pontos definida) da Paraíba, seguindo o estilo de um ROGAINE.

Em 2007 surge o COPA - Circuito de Orientação da Paraíba organizado pelo clube CORELE do 15° BIMtz. No mesmo ano foi realizado o primeiro Perna-Longa de Orientação do Nordeste na Paraíba. E finalmente em janeiro de 2011 é fundada a Federação Paraibana de Orientação. 
Carta do Xém-xém, 1ª carta feita em OCAD na PB

A Orientação na Paraíba hoje é um esporte organizado e que cresce a cada nova corrida.

Fonte: Neblina - Clube de Orientação

Envie fatos e fotos para completar nossa História (neblinacenter@hotmail.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário