quinta-feira, 10 de março de 2011

Twitter e Aventura se misturam

As redes sociais como Twitter, Orkut, You Tube, Facebook etc são excelentes meios para divulgar os esportes de aventura na internet. É possível dar dicas, divulgar um evento de aventura, escrever relatos, mostar suas fotos e vídeos e até fazer cobertura completa de uma expedição com localização por GPS e tudo mais que tiver direito.

Programa Neblina Online é o primeiro programa no Brasil sobre esportes de aventura transmitido ao vivo, online, aberto a todos, via twit cast (camera via web), totalmente interativo via twitter, SMS e chat online e que usa todas essas redes e tecnologias agregadas.

Neblina Online no TT João Pessoa

Na primeira edição do programa, que foi ao ar no dia 03 de março de 2011, logo de início conseguimos colocar a hashtag #neblinaonline no TT João Pessoa. Ficamos em primeiro lugar com a hashtag #neblinaonline e em pleno Folia de Rua (prévia de carnaval local), a palavra neblinaonline ficou em sexto lugar na quinta-feira, no dia que a edição foi ao ar, como um dos seis assuntos mais comentados do dia na Paraíba.

O que é uma hashtag ou etiqueta?
Uma das coisas mais difíceis de compreender pelos novos utilizadores é a etiqueta ou tag hashtag, caracterizada pelo símbolo # junto da etiqueta, este facilita a pesquisa de interesses e assuntos relevantes como forma de ajudar a ranquear melhor um termo para um assunto do momento para um debate ou evento. Por exemplo se você quisesse juntar o seu tweet a um assunto popular como as eleições no Irão, deveria juntar a hashtag #iran ou #iranelection ao seu tweet. O número de pessoas a usarem uma mesma hashtag, influencia directamente a possibilidade de essa mesma etiqueta se tornar um assunto popular ou trending topic.

O que é o TT?
Trending Topics, ou TT, são os tópicos mais debatidos em um determinado momento, neste caso, no Twitter. Para acompanhar, você pode utilizar a ferramenta de busca do Twitter, o Twitter Serach, o HashTags, a própria página do Twitter, e alguns clientes como TweetDeck possuem opções para visualizar as TT no próprio softtware. Ou ainda o trendsmap.com para ver o ranking em João Pessoa: http://trendsmap.com/local/br/joao+pessoa

Veja a evolução do tópico durante o programa:

Ás 21:30h:


Ás 21:55h 

Na manhã desta quinta-feira dia 10 de março de 2011 a hashtag #neblinaonline chegou ao primeiro lugar no TT João Pessoa, segue sólida ainda em primeiro até o momento da publicação desta matéria e com chances reais de chegar ao TT Brasil hoje a noite durante a segunda edição do programa ao vivo ás 21 horas via BLOG.


O efeito da divulgação do programa via twitter e demais redes sociais foi imediato, logo após o fim do programa na última quinta-feira dia 03 de março tivemos vários novatos querendo correr e participar da prova de Orientação do dia 13 de Março, válida pela primeira etapa do COPA – Campeonato de Orientação da Paraíba 2011.

E assim vamos continuar caminhando ou melhor escalando, navegando, remando e orientando para divulgar o esportes de aventura no Brasil usando todas as ferramentas possíveis como as redes sociais.

Edmilson M. Fonseca
Instrutor de Esportes de Aventura e Adicto do Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário