terça-feira, 5 de março de 2013

Depoimento emocionado de um atleta

Depoimento emocionado de um atleta Neblina novato após participação em nossa pista!


CORRIDA DE ORIENTAÇÃO: O QUE É ISTO?
Certamente muitos responderam ou responderiam que se trata de mais uma modalidade desportiva e outros tantos não saberiam conceituá-la! De fato é uma modalidade desportiva, no entanto, nunca será apenas isso...



No último sábado, pela segunda vez voltei a experimentar essa tal corrida de orientação que em muitos momentos me faz relembrar aquelas brincadeiras de infância ou os incontáveis filmes de caça ao tesouro! Pois, o grande diferencial deste tipo de corrida é que o seu campo de concentração e prática é a natureza, e a natureza sabe agradecer por tal honra, preparando espetáculos para cada atleta que munido de mapas e bussolas passam a desbravá-la com passos rápidos de corrida ou de caminhadas estratégicas, querendo encontrar o tesouro que na corrida de orientação recebe o nome de: Prismas!

Como é espetacular a integração da busca dos atletas pelos tesouros ali escondidos com a natureza que deseja contribuir, em busca por um dos dez “tesouros” que procurava no treino que participei me deparei com borboletas azuis e apaixonei-me de cara por elas que pareciam querer colaborar com nossa busca pelos prismas/tesouros...

Depois da borboleta e para surpresa nossa e também do Carlos Drummond de Andrade não encontramos uma pedra no meio do caminho, mas encontramos uma tartaruga que arrancou suspiros das atletas que logo se derreteram de carinho por ela, depois ainda fomos surpreendidas com a carcaça de um tatu e devo confessar: nunca tinha visto uma antes!

Seguimos eu e meu grupo de iniciantes no esporte e aqui ou ali deparávamos com os atletas experientes que tinham um número maior de prismas a serem encontrados, e, de fato eles pareciam mais concentrados e ouso dizer que sob certa tensão, afinal a prática da corrida de orientação exige uma precisa compreensão do mapa recebido, uma avaliação feita com calma e precisão da rota mais acertada, para encontrar os “tesouros” ali escondidos, não podem descuidar da orientação fornecida por bússolas, carecem de raciocínio rápido para elaborar a estratégia mais acertada e assim chegar bravamente a cada prisma.

Era engraçado observar as faces dos experientes e compará-las com as dos novatos, ambos desejosos por superação e todos encantados com os espetáculos naturais que aconteciam ao longo daquele campo, consegui ver mãe e filhas unindo-se para ultrapassar os galhos de arvores encontrados pelo caminho, apoiando uma a outra para não cair nos alagamentos existentes, foi mágico contemplar a alegria de cada prisma encontrado porque tinha o doce sabor de vitória, era engraçado perceber a frustração de termos optado pela rota errada e nesses momentos todos ríamos e observávamos mais as plantas ao redor e o doce som dos pássaros habitantes naturais daquele lugar invadido por nós!

Ah, como descrever a cena do Pai que pegava o filho no braço e comemorava emocionado a cada prisma descoberto, cenas assim não podem ser descritas, devem ser eternizadas e sem dúvidas deve inspirar outros pais a vivenciar isso com seus filhos e assim doar seu tempo, sua atenção a sua família tesouro incalculável!

Lembro-me que na primeira prova que participei o que mais marcou para mim foi a cooperação existente entre os atletas das mais variadas categorias, de fato todos queriam
pontuar e assim ajudar seu clube, vencer seus próprios limites e o impressionante é que vi atletas fazendo isso sem deixar de ajudar os outros atletas que se apresentavam: “desorientados” ,e, assim pude entender que é um esporte de várias facetas, nos atletas do neblina parece vigorar o lema: NUNCA DEIXE SEU PARCEIRO PARA TRÁS!

Agora, precisarei ensaiar muito o: HURRA porque sem dúvidas a corrida de orientação e suas mais variadas facetas arremessaram meu coração!
CF

O Atleta emocionado pediu para não ser identificado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário